Vidro Refletivo ou Espelhado?
O vidro refletivo é popularmente chamado de espelhado. Ele é produzido a partir de um vidro float, que recebe em uma de suas faces uma camada metalizada. A função desta camada é refletir os raios solares, reduzindo a passagem de calor para o interior dos ambientes, tornando-os mais confortáveis, e reduzindo os custos de consumo de energia, já que haverá um menor uso dos aparelhos de ar condicionado.
Seu bom desempenho está associado a uma boa transmissão de luz direta para o interior, aliada a um bloqueio máximo de calor.
Vantagens
Traz maior privacidade para os ambientes: bloqueiam a visão de quem está do lado de fora, tentando enxergar para o seu interior;
Controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor;
Redução em até 80% da passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente - excelente isolamento térmico;
Barreira contra os raios ultravioleta (UV), quando laminado.
Detalhes da sua Fabricação x Eficiência
O vidro refletivo pode ser produzido conforme dois sistemas, gerando vidro refletivo pirolítico ou refletivo metalizado a vácuo.
Pirolítico - a camada metalizada, com óxidos metálicos, é aplicada durante a fabricação do vidro float = Capacidade média de proteção solar e alta resistência da camada metalizada, permitindo que o vidro possa ser laminado, curvado, temperado ou utilizado no duplo envidraçamento. Sua face metalizada pode ser utilizada tanto para o lado interno quanto para o externo da edificação;
Metalizado a vácuo - os átomos de metal são fixados sobre a superfície do vidro ao passar por uma câmara a vácuo. Apresenta melhor desempenho de controle da radiação solar. Recomenda-se o uso na forma laminada e com a face metalizada posicionada para o ambiente interno.